O que se segue é uma entrevista realizada com Johann Heyss, autor do livro "Aleister Crowley - A Biografia de um Mago", publicado pela Madras Editora.
Pretendo abordar aqui os principais eventos polêmicos, legado e influências que Crowley teve. A entrevista foi bem elucidativa, sucinta e direta, como já era de se esperar sendo o entrevistado Johann Heyss, músico, escritor, numerólogo, tarólogo e tradutor.
1) Você conjectura em seu livro “Aleister Crowley – A Biografia de um Mago” que os pais de Crowley mais a seita cristã Plymouth teriam tido forte influência no jovem Aleister. Poderia explanar?
-- Os pais sempre têm alguma influência sobre os filhos, para o bem e para o mal. O pai de Crowley vivia do dinheiro de uma cervejaria da família e dedicava seus dias a pregar sobre Deus. Crowley, à sua maneira, repetiu o padrão do pai, pois viveu da herança do dinheiro da cervejaria e dedicou seus dias a pregar sobre Deus da sua maneira.
2) Qual era, de fato, a relação de Aleister e sua mãe? Levando em consideração que em sua autobiografia, "The Confessions of Aleister Crowley”, ele escreve que se arrependeu de a ter salvo da morte quando a mesma estava escorregando precipício abaixo.
--- De fato, de fato, só os próprios poderiam dizer. Mas desconfio que Crowley estava sendo mordaz ao dizer que se arrependia de salvar a mãe, acho que falava da boca para fora e por querer parecer mais "mau" do que realmente era.
3) Aleister não era famoso apenas no meio ocultista de sua época mas também no meio artístico. Onde terminava o mago e começa o artista?
Magia é arte, e arte é magia. Não se separam.
4) O que é Thelema?
Sem temer ser óbvio, a Vontade. Traçando uma correlação, é o Tao
5) Crowley teria desenvolvido a "magia thelêmica" para práticas solitárias. Você poderia explicar isso?
--- Você se refere a magia autoerótica? Não foi Crowley quem inventou isso... Todas as modalidades de magia sexual já existiam antes de Crowley, assim como sempre existiram todas as sexualidades. O que ele fez foi pesquisar e agregar conhecimento a elas.
6) A respeito do Elixir da Vida que Crowley relata como sendo composto de fluido vaginal e esperma, há pessoas que dizem ser um conceito simbólico, já outros dizem ser algo literal. O que é fato?
Claro que é literal. Quem diz que é conceito simbólico ou está enganado ou está enganando. Ou então está criando outra coisa, e nada tenho contra criarem novas técnicas, pelo contrário.
7) Por que Crowley não fazia questão de tentar limpar sua imagem? Já que o mesmo não negava nenhuma das calúnias feitas contra ele.
Negava, sim. Ele sempre negou ser mago negro, entre outras coisas muito piores que inventaram sobre ele. Mas ao mesmo tempo Crowley tinha um senso de humor negro que confundia as pessoas.
8) Por que Aleister adotou a palavra Magick (com um “K” final) ao invés de Magic?
-- Para diferenciar a magia da antiga era da magia do Novo Aeon.
9) Muitos pregam por aí que Crowley teria sido o estopim para o fim da Golden Dawn. Isso procede?
Certamente foi uma das razões, e que bom, afinal, a Golden Dawn era uma fraude.
10) É sabido o motivo de Aleister Crowley não ter gostado da ideia de seu discípulo Jack Parsons planejar criar uma criança lunar (moonchild)?
Não sei o motivo.
11) Crowley era um multifacetado. Acho incrível sua genialidade em ser um mestre em artes e ciências diferentes. Qual o maior legado de Edward Alexander Crowley para a humanidade?
O conjunto de sua obra.
12) Muito se diz que "O homem mais perverso do mundo", "A Besta 666", teria provocado a morte de seu discípulo Loveday. O que realmente aconteceu?
Simplesmente Crowley avisou a Loveday e aos demais convidados da Abadia de Thelema que não deviam em hipótese alguma beber água das fontes do terreno ao redor, pois eram contaminadas. Loveday bebeu assim mesmo, ficou doente e morreu, e sua noiva, que detestava Crowley e queria publicidade, inventou para os jornais que Crowley o teria matado.
13) Por que Crowley não escrevia de forma clara, não-simbólica?
--Não é possível escrever sobre simbolismo e magia de forma não-simbólica.
14) Crowley sacrificou crianças, como ele teria escrito em seus livros?
O que ele chamava de crianças são espermatozóides na verdade.
15) Para um usuário de substâncias estupefacientes pesadas tais como cocaína e heroína, Crowley teve um tempo de vida razoável. A que devemos isso?
--- Keith Richards e Rita Lee estão aí vivos, provando que nem todo mundo morre em decorrência do uso frequente de drogas pesadas.
16) Com relação a proibição por parte da Ordo Templi Orientis da publicação e tradução dos escritos de Crowley, o que Aleister pensaria a respeito?
--- Não sei o que ele pensaria, mas eu considero deplorável.
17) Crowley era detentor de uma personalidade muito forte, sendo, também, soberbo, sarcástico e arrogante. É preciso separar a pessoa do mago?
--- Não necessariamente.
18) Não é raro encontrar por aí pessoas que afirmam que Crowley teria plagiado os ensinamentos de magia sexual contidos nos trabalhos de Pascal Bervely Randolph. E que, inclusive, a frase "Amor é a lei, amor sob vontade" também havia sido dita por Randolph antes. O quanto disso é verdadeiro?
---Não conheço o trabalho de Randolph o suficiente para comentar, mas sei que se Crowley se inspirou (ou plagiou) alguém, foi Rabelais.
19) Duas mulheres que se envolveram com Crowley terminaram seus dias loucas. Não é raro encontrar artigos na Internet em que as acusações quanto a esse fato caem em cima da Grande Besta. Isso procede?
-- Quais foram essas mulheres? Até onde sei Rose Kelly sofria de alcoolismo, mas fora acostumada pela mãe a beber desde criança, e depois que se separou de Crowley foi internada em uma clínica, mas saiu de lá, se casou de novo e supostamente viveu uma vida normal. E Maria de Miramar já era louca de pedra antes de se casar com Crowley. Esse tipo de acusação é mais uma grande bobagem.
20) Crowley é a figura do século XX mais mal-afamada no meio ocultista. A que se deve esse fato?
---LaVey tem fama pior, e merecidamente, já que era um tolo.
21) O clã Bush tem origem em Crowley?
---Ninguém tem como provar. Provavelmente não.
22) A História foi injusta com Aleister?
---A História normalmente é injusta, já que normalmente é escrita por medíocres e medianos.
23) Qual o maior legado da Edward Alexander Crowley para a humanidade?
---"Tu não tens direito a não ser fazer a tua Vontade."
24) Qual trabalho literário é indicado para alguém que nunca leu nada de Crowley e gostaria de se aventurar em Thelema?
Recomendo dois livros que eu escrevi: "Aleister Crowley - A Biografia de um Mago", publicado pela editora Madras, e "O Tarô de Thoth", sobre o tarô projetado por Crowley e Frieda Harris, que no momento está fora de catálogo, mas está sendo preparada uma versão revista e ampliada do mesmo.
Se for para ler algo de autoria do Crowley, recomendo primeiramente que se aprenda inglês, pois qualquer tradução dos textos do Crowley deixa a desejar, e não por culpa dos tradutores. O primeiro livro que recomendo de Crowley é Liber al vel Legis.
Em seguida, 777 and Other Qabalistic Writings. E então, The Book of Lies.
25) Sob que contexto Crowley fez uso de títulos como "A Besta 666", por exemplo?
--- O mesmo contexto segundo o qual uma revista da Sociedade Teosófica se chamava Lucifer.
26) Aleister nunca assumiu integralmente um relacionamento homossexual. Ao contrário, ele não admitia brincadeiras com sua sexualidade. A que devemos isso tendo em vista que ele sempre pregou a liberdade sexual acima de tudo?
--- Será que ele não admitia brincadeiras sobre sua sexualidade? De vez em quando ele se referia a si mesmo como Fatima Crowley. A questão que você cita talvez se refira ao conflito entre ele e Israel Regardie, que foi uma coisa complexa.
27) É discutível como teria sido as ultimas horas de Crowley. Entretanto, seria mais crível o relato do sr. Rowe de que as palavras finais de Aleister teriam sido “às vezes eu me odeio”?
---Isso é um boato sem nenhum fundamento concreto.